sexta-feira, 27 de julho de 2012

Vinhos Olímpicos

Hoje começam oficialmente os jogos Olímpicos de Londres 2012, e pela primeira vez os jogos terão seus vinhos oficiais, e o que é mais legal é que um deles vem do Brasil, numa menção a realização dos próximos jogos por aqui. E serão dois sul africanos, sendo um "Chenin Blanc" e um "Rose" e o brasileiro é fornecido pela Miolo através do "Projeto Seival Estate" , e é um corte de Shiraz e Tempranillo, com um pequeno toque de "Gamay".







Serão dois tipos de garrafas de 187ml e de 750ml, e detalhe todas feitas em PET , para serem totalmente recicladas, e ainda parte da renda sera revertida a projetos de desenvolvimento humanitário. Sem dúvida uma grande jogada do Brasil, já que será de extrema importância para a divulgação do vinho brasileiro no mercado mundial, só espero conseguir um para a minha coleção. 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Instavinho - Instagram

Para quem gosta de usar as redes sociais, e principalmente o instagram, uma novidade legal é o instavinho. Nada mais simples e bacana, quando você tiver um momento com vinho, qualquer um que mereça ser registrado com o aplicativos de filtros mais legal que existe, voce posta e vai direto para a instavino, uma página dedicada a cliques vinícolas , se é que podemos dizer assim.
 É só compartilhar com a hashtag #instavinho e se divertir, acontecem até eventos, sorteios etc..., se ainda não tiver é só ir appstore  se for IOS ou a google play se for android e baixar o aplicativo.






terça-feira, 17 de julho de 2012

Rótulos de Vinhos

Seguindo a história das garrafas de vinho, não podemos esquecer que toda garrafa é claro, tem um rótulo, desde os tradicionais e centenários dos gran crus  franceses até os modernos e até mesmo os esquisitos, a verdade é que alguns são verdadeiras obras de arte, segue abaixo alguns exemplos.


 Estes são  rótulos sexy com pin-ups, da, vejam o nome da vinícola "Some Young Punks Wines" da Austrália. Ou ainda este super sexy francês.




Alguns usam o design gráfico de artistas com maestria.






Pura provocação é muitas vezes um tema de alguns rótulos de vinhos de os EUA ou a Austrália. Isso normalmente não é encontrado em países latinos.


No caso dos rótulos produzidos para mercados específicos, como os de língua inglesa, palavras ou expressões típicas locais tendem a desempenhar um papel específico nos rótulos como este:







Temas como filmes antigos também são muito usados
Mas os mais legais são sem dúvida os bem humorados.
typography2
Este fala por você "seja sincero"




Que tal tomar um "xixi de sapo" ou ainda encarar o "dona de casa maluca"




Mas sem dúvida o meu predileto, e se alguém tiver um desses, eu quero, o do rei do rock Elvis.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Rock'n'Roll e Vinhos



Hoje é o Dia Mundial do Rock e muitos músicos se dedicam a produzir vinhos pelo mundo afora, para mim é o melhor dos mundos e estes são alguns músicos que se dedicam a nobre arte de fazer vinho, então "Let´s rock and drink".
Smothers Brothers wine.jpg
 Smothers Brothers, Remick Ridge Vineyards
Músicos e lendas da comédia americana, Thomas e Richard Smothers estavam por  trás de um dos mais controversos programa de tv dos anos 60 , o The Smothers Brothers Comedy Hour, cujo foco satírico era sobre o racismo, o presidente americano, e a  guerra do Vietnã,  o show marcou época como um pedaço radical da contracultura . Depois, no início dos anos 70, Tom e seu avô foram comprando  vinhedos nas colinas de Sonoma, e a Smothers Wine Brothers nasceu. Depois de alguns anos, os irmãos mudaram o nome para Remick Ridge (Remick era o nome de solteira da mãe) e têm produzido vinhos organicamente certificados desde então.
richards-adegadocantor.jpg Cliff Richard, Adega do Cantor 
O cantor Britanico pop Cliff Richard, é um amante de Portugal, particularmente na região do Algarve, onde originalmente era dono de uma vinha, até  expandir a uma operação  de adega completa, que já ganhou inúmeros prêmios. De acordo com a "Adega do Cantor" o site da empresa, "Sir Cliff é muito envolvido na produção do vinho . Quando em Portugal, ele é muitas vezes visto sujando as mãos na vinha ou na adega "Como prova de seu amor pela terra, diz que apesar do título de cavaleiro, Sir Cliff é, de fato Português ao invés de Britânico; Richard foi condecorado em 2006 pelos seus mais de 40 anos de envolvimento pessoal e de negócios com o Portugal.
BozandDominique.jpg Boz Scaggs, Vineyard Scaggs 
O americano, cantor, compositor e rockstar  do blues Boz Scaggs, se mudou para o Vale de Napa em 1996, com sua esposa Dominique. Dentro de poucos anos, eles já estavam plantando e fazendo o seu próprio vinho em sua propriedade, para amigos e convidados. O projeto cresceu quando o casal  conheceu o enólogo Ken Bernardo, e formaram um empreendimento conjunto . Os Scaggs e Bernardos fazem todo o processo do vinho, o que representa uma pequena produção, por isso só  apresentam dois vinhos por temporada, um rose e uma mistura varietal do Rhone.
ilcantantemick.png Mick Hucknall, Il Cantante 
O vocalista e, eventualmente, único membro remanescente da banda de soul britânica Simply Red, Mick Hucknall começou a sua aventura no mundo do vinho, a pedido de um amigo seu, cujo o  pai havia havia morrido,  e praticamente abandonado a propriedade na Sicília,  a empresa estava em condições precárias. Hucknall  prometeu fazer da villa uma bela propriedade, e após sua apresentação ao enólogo local, Salvo Foti, o caminho foi definido." Il Cantante" (o cantor) produz vinho siciliano tradicional das encostas do vulcão Etna, o vulcão ativo mais alto na Europa. Mick assume um papel de financiador, funcionando como proprietário da vinícola, e admitindo  totalmente, que as verdadeiras estrelas, são os vinicultores locais,  o Etna e os funcionários.
dave e blenheim.pngDave Matthews, Blenheim Vineyards 
Dave Matthews do bluegrass e Dave Matthews Band, comprou o terreno de Blenheim Vineyards  em 1999, a fim de preservar a natureza histórica do local, uma fazenda na Virginia, originalmente de propriedade do Secretário da colônia dos EUA na Virgínia, John Carter, por  volta de 1730. Depois de restaurar a fazenda e as vinhas, e trazê-los para padrões orgânicos  de crescimento, Dave entregou a gestão da vinha ao seu irmão Pedro (que tem formação em viticultura) e os deveres de vinificação com seu amigo Brad McCarthy, a quem conhecia desde antes da banda decolar . Desde então, McCarthy se mudou para outros empreendimentos, mas Dave ainda atua como proprietário das vinhas e adega.
rsz_mick-fleetwood1.jpg Mick Fleetwood, Mick Fleetwood Adega Privada 
Baterista e lenda do blues rock, da grande banda Fleetwood Mac. Mick é um homem que gosta de beber vinho. Em um jantar com o amigo e parceiro de negócios Jonathan Todd, Mick pediu que ele recomendasse um vinho único, que ele  e poderia indicar sem dúvidas para seus os amigos. Todd brincou dizendo, que a solução para ele, era fazer seu próprio vinho e distribuí-lo para todos, e assim, a "Mick Fleetwood Adega Privada" nasceu. Embora não tão diretamente envolvido no processo de vinificação, como alguns desses outros músicos, os vinhos são criados para atender gostos de Mick e já ganharam prêmios, em especial o "Best Wine" do Wall Street Journal em uma  prova as cegas de mais de 50 vinhos de celebridades.
cain com wine.jpg Jonathan Cain, de la Caim Winery 
Mais conhecido por tocar teclado com o Journey e compor as partes de piano em "Don`t  Stop Believin '", Jonathan Cain também é um amante do vinho. Seu avô imigrante da Tchecoslováquia, fez um Moscatel em Arkansas, com uvas selvagens que cresciam em sua propriedade. Em 2006, Caim em parceria com o amigo e produtor Dennis De La Montanya (que ele conheceu em uma degustação de vinhos) começaram a produzir um rótulo de vinho promocional, para beneficiar instituições de caridade. Dois anos depois, os dois abriram uma adega  no norte da Califórnia,  a de la Caim Vineyards & Winery.
les-Claypool-600x448.pngLes Claypool, Caves Claypool 
O vocalista e baixista do Primus, é outro músico que teve o seu amor pelo vinho, um pouco além do habitual. Claypool viveu no oeste de Sonoma  por quase 20 anos, e tem sido um ávido consumidor de vinhos locais. Eventualmente, isso levou a ele e seus amigos produzir um vinho em seu próprio quintal.  O resultado foi um "2007 Russian River Pinot Noir" que ele e seu parceiro Slawek Michalak produziram, que acabou sendo muito bom. Após o sucesso inicial, a dupla lançou a Cellars Claypool, que ainda permanece uma operação  pequena e modesta, que produz  apenas um rótulo a cada safra.
maynard james.jpg
 Maynard James Keenan - Caduceus Cellars
Mais conhecido como o vocalista do Tool and a Perfect Circle, Keenan também é um produtor muito bom, cujos avós já faziam vinho no norte da Itália . A "Caves Caduceus Keenan" está localizada no Arizona. Sobre a escolha inusitada do Arizona para vinificação ele diz, "Este é um local privilegiado para a vinha. Um recurso inexplorado"
littlejonathanwine.jpg
 Lil Jon - Little Jonathan Winery
De acordo com Lil Jon, "Esta é uma fazenda e não o gueto de Boone,. Isso é um pouco de vinho real" Produzido a partir de uma parceria com o enólogo Alison Crowe. A idéa do vinho surgiu porque o rapper queria ter seu próprio vinho para servir em suas festas, como um passatempo. Para  a sua surpresa a tiragem limitada de seu vinho, ganhou um prêmio, seu "Central Coast Chardonnay " ganhou uma medalha de prata no International Wine & Spirits Competition LA.

Mas a talvez maior surpresa,  seja que uma das maiores bandas de hevy metal do mundo, o Motorhead, com milhões de álbuns vendidos, lançou o "Motorhead Shiraz" , com incrível sucesso de crítica e vendas na Europa os produtores definem o vinho como pulsante, cheio de aromas como baunilha, ervas e blackberries. Produzido sob encomenda na Austrália este tinto chegou a ser banido na Islândia pelo governo, alegando que a banda faz apologia as drogas e ao consumo de álcool. Mas também ser banido na Islândia, deve signifcar menos três caixas de vinhos a menos vendidas na Europa.

Fonte Paste Magazine

quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Maior Taça de Vinho

Alguns libaneses malucos construíram uma mega taça de vinho, o monstro mede 2,4 mts de altura por 1,65 de diâmetro, e cabe 1500 litros de vinho nela! Da para ficar alegrinho, não?



E a maior flute ? Este recorde é da Itália , em  nela cabem 11 garrafas de espumante magnum asti DOCG e foi estabelecido na cidade de Spoleto , com 2,03 de altura e 0,46 de diâmetro e toda feita em vidro. Esses Italianos sabem se divertir! Não?




Depois disso tudo só falta o recorde da maior ressaca. Acho que vou tentar este.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Humor e Vinho

Charge de Arnaldo Branco, simplesmente perfeita!!!




E mais algumas para ficar mais divertido....





Tipos de garrafas de vinho


Quando vou escolher um vinho, a garrafa é a primeira coisa que me atrai, e as vezes este item tão comum em nossas vidas passa despercebido, ou não imaginamos a história que ele carrega. Desde a antiguidade armazenar o vinho era um problema, o vinho era colocado em toneis de madeira que sem vedação estragava com facilidade.Os Egipicios já armazenavam em ânforas feitas de barro ou cerâmica vedadas com uma resina, ou ainda em uma espécie de saco feito de couro, e isto durou até o século 17.

                                                             Antigas ânforas gregas (Photo by Thomas Reichart)




Com o advento da fabricação do vidro e a tecnologia do sopro para fabricar garrafas muita coisa mudou, mas as primeiras garrafas era muito frágeis e quebravam com facilidade e também não tinham um tamanho e formato padrão. As garrafas antigas tinham basicamente o formado de "cebola" com um fundo largo e um pequeno gargalo.


A rolha já era usada em fracos medicinais, mas foram os ingleses os primeiros a utilizar a rolha para vedar a garrafa de vinho, e o vinho do porto um dos primeiros a ter uma garrafa de vidro comercializada. Alias na Inglaterra até 1860 era proibida a venda de vinho em garrafas, devido aos vários formatos existentes e sem norma de conteúdo, assim os vinhos eram armazenados em barricas, e vendidos a granel na embalagem dos compradores.
Hoje em dia a tecnologia  é  a chave e o padrão das garrafas é de 750ml, e segundo algumas fontes é porque a barrica bordalesa com seus 225 litros encheriam exatamente 300 garrafas. Mas existem diversos tamanhos e formatos de  garrafas, as mais famosas são a estilo Bordeaux e a Borgonha e a Champagne.




Quanto ao volume as garrafas vão de 50 ml até incríveis 27lt e são classificadas assim
  • Mignon, 5 Cl.
  • Filette (vinhos do Vale do Loire) 37,5 Cl.
  • pot (Região de Lion) aprox. 46 Cl. Ele tem um fundo estreito o que lhe dá uma certa estabilidade.
  • Clavelin, 62 Cl (Jura) usadas nos vinhos amarelos (AOC)
  • Meia-garrafa, 37,5 Cl (35 Cl nos vinhos do Rhone)
  • Garrafa comum de vidro com 750 ml,
  • Wished, 50 Cl (Suíça)
  • Fiasque (Itália)

Outros tipos de garrafas
  • Magnum 1,5 L (2 garrafas)
  • Jeroboam, 3 L (4 garrafas)
  • Réhoboam, 4,5 L (6 garrafas)
  • Matusalem, 6 L (8 garrafas)
  • Salmanazar, 9 L (12 garrafas)
  • Baltazar, 12 L (16 garrafas)
  • Nabucodonosor, 15 L (20 garrafas)
  • Solomon, 18 L (24 garrafas)
  • Sovereign, 26,25 L (35 garrafas)
  • Primacy, 27 L (36 garrafas